Quem Somos


                    Este é o nosso time!
A Chapa 5 CUTistas do Sintaema de novo para Todos é composta por trabalhadores e trabalhadoras que representam todas as regiões de nosso estado. São trabalhadores(as) comprometidos com a luta contra a privatização e pelo controle social do saneamento ambiental; com a luta pela liberdade e autonomia sindical como instrumento essencial da cidadania; com o combate a todas as formas de precarização do trabalho, discriminação e luta pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres; com o avanço da organização nos locais de trabalho e a defesa da garantia do Emprego, Salário e Renda. Somos Fortes, Somos CUT!







A CUT é a maior central sindical do Brasil e a 5º maior do mundo, com milhares de entidades filiadas, representando mais de 22 milhões trabalhadores, sendo destes, cerca de 7 milhões e meio associados e que tem participado, desde sua fundação, das grandes lutas dos trabalhadores brasileiros, dentre elas a participação nas negociações com o governo da criação de uma política de reajustes do salário mínimo acima da inflação, como vem acontecendo nos últimos anos, a luta pela correção da tabela do imposto de renda com ampliação de faixas a fim de onerar menos o trabalhador, entre outras lutas.

Os cutistas defendem a liberdade e a autonomia sindical (Convenção 87 da OIT), o fim do imposto sindical e sua substituição pela contribuição negocial, aprovada em assembléia, e o fim da unicidade sindical, dando liberdade aos trabalhadores para constituírem seus sindicatos, sem a interferência do Ministério do Trabalho.

Com relação ao imposto sindical que é cobrado de todos os trabalhadores com carteira registrada, no mês de março, referente ao valor de um dia de trabalho, consideramos que é esse dinheiro que sustenta sindicatos pelegos, que não tem sindicalizado e que não mobilizam a base. A CUT, desde sua fundação, é contra o imposto sindical, grande responsável pela existência de sindicatos sem qualquer representação. Nós, cutistas do Sintaema defendemos que o imposto sindical deve ser devolvido, como fazem os sindicatos cutistas dos bancários de São Paulo, metalúrgicos do ABC, dentre tantos outros.

Defendemos que as despesas com campanhas salariais sejam discutidas com os trabalhadores durante as campanhas salariais e aprovadas pela categoria em assembléia.

Por esses motivos e outros é que nós cutistas do Sintaema defendemos o retorno de nosso sindicato à CUT.